v. 3 n. 4 (2023): Dossiê: Internacionalização da educação superior: diversidade cultural nas políticas e diretrizes educacionais, nacionais e internacionais
O DOSSiÊ: Internacionalização da educação superior: diversidade cultural nas políticas e diretrizes educacionais, nacionais e internacionais, tem por objetivo dar visibildiade as pesquisas que investigam as políticas e programas de internacionalização da educação superior brasileira refletindo as perspectivas teóricas e concepções sobre diversidade a partir das produções acadêmicas no campo da educação. Tem como objetivos conhecer acerca da internacionalização na educação superior brasileira no período entre 2011 e 2021; fazer o levantamento das políticas e das diretrizes nacionais e internacionais acerca da internacionalização na educação superior; identificar e analisar as concepções de diversidade cultural presentes nas políticas e diretrizes nacionais e internacionais; problematizar os limites e os alcances dessas políticas e diretrizes no contexto atual da educação brasileira e do capital e, analisar as concepções contra hegemônicas de internacionalização no campo da educação superior brasileira. Discutindo as produções acadêmicas sobre a internacionalização da educação superior produzidas entre 2011 e 2021, pois elas muitas vezes revelam os processos de implantação e seus desdobramentos na educação superior, de determinadas entidades e de órgãos de pesquisa em nosso país. Autores que fazem parte da discussão são: ALTBACH, 2013; FREITAS, 2011; FÁVELO, 2010; AZEVEDO; CATANI, 2004; BOURDIEU, 1983, entre outros, bem como os documentos internacionais que orientam as políticas e programas de internacionalização, como o do Banco Mundial (BM), Internationalization and trade in higher education: opportunities challenges (OECD, 2004); Declaração de Bolonha (1999); Plano Nacional de Educação (2014-2024) (BRASIL, 2014); e Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (BRASIL, 2010), a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Editores responsáveis pelo Dossiê: Profa. Dra. Cláudia Valente Cavalcante (PUC Goiás); Profa. Dra. Maria Lúcia Pacheco Duarte dos Santos (UEG); Profa. Dra. Daniele Lopes Oliveira (UEG).