Dossiê (vol. 3 / 2022)

2022-07-30

No período de 31 de Julho de 2022 a 10 de Setembro de 2022 a REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DA FACULDADE DE PIRACANJUBA receberá submissões de trabalhos de autores interessados na temática sobre os “embates e desafios enfrentados pelos profissionais da educação no período da pandemia da COVID-19”. No período de 11 de Setembro de 2022 a 22 de Setembro de 2022 serão realizadas as avaliações a cegas pelos pareceristas ad hoc. A previsão de publicação é para Outubro de 2022.

O Dossiê “embates e desafios enfrentados pelos profissionais da educação no período da pandemia da COVID-19” parte do pressuposto que a pandemia da doença de coronavírus (COVID-19) causou uma crise sem precedentes em todos os setores. No âmbito da educação, esta emergência levou ao encerramento massivo das atividades presenciais em instituições de ensino em mais de 190 países, de forma a prevenir a propagação do vírus e mitigar o seu impacto. É válido lembrar que a educação é um direito de todas as crianças e adolescentes, independente das contingências e decorrências por ocasião da COVID-19, sendo, portanto, necessário avaliar os impactos da mesma nas práticas educativas. O contexto foi de escolas sendo fechadas, de os professores que tiveram que mudar suas aulas do presenciais para online e as crianças e adolescentes tiveram que fazer atividades escolares fora do espaço escolar formal. Nesse sentido, esse Dossiê visa refletir sobre esses novos elementos deste no novo cotidiano educativo e suas implicações; as diferentes faces da exclusão digital, que acentuaram as desigualdades; a iminência de uma pedagogia híbrida que convida a assumir novas reflexões pedagógicas; a importância de se criar ambientes não só para gerir a aprendizagem, mas também as emoções e, por fim, é um convite a repensar os limites e oportunidades que a tecnologia oferece em cada contexto educativo, desde a educação básica, assim como na educação superior.

Os textos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês. Os textos poderão ser submetidos em três categorias distintas: Seção “artigos”; Seção “iniciação científica”; Seção “resenhas e relatos de experiências”. A submissões são feitas exclusivamente via site da Revista: https://eadfap.com/revista

 

Dos editores responsáveis pelo Dossiê (vol. 3; ago/dez 2022): 

Profa. Dra. Nara Rúbia Maia França (Faculdade FAP)

Profa. Dra. Ruth Aparecida Viana da Silva (IF Goiano/Trindade)

Profa. Dra. Maria Edimaci Teixeira Barbosa Leite (Faculdade FAP)

Profa. Ma. Ivanildes da Glória Nunes da Cruz (Analista Pedagógica da SER/Goiás)

Prof. Dr. Jose Geraldo da Silva (IF Goiano/Trindade)